top of page

Objetivos

     As políticas de manutenção utilizadas em sistemas de potência constituem uma área que ainda carece de possíveis modelos de otimização. Por esta razão, existem dificuldades na compreensão de qual a política que as empresas devem adotar de modo a se atingir, por um lado, a minimização dos custos de manutenção e, por outro lado, a minimização dos custos adjacentes à potência não fornecida (PNS). Neste sentido, o objetivo principal da presente tese é levar a cabo o desenvolvimento de uma abordagem multiobjectivo que permita descobrir a fronteira de Pareto para este problema. Deste modo, vai-se proceder ao estudo de um algoritmo de Monte Carlo Cronológico que permitirá fazer o sorteio dos tempos de funcionamento dos componentes com base numa abordagem não-exponencial. Deste modo, será possível a aplicação de uma taxa de avarias variável. Serão estudados dois diferentes tipos de manutenção nesta tese, para além da abordagem sem manutenção: manutenção preventiva e manutenção preditiva. Tal irá corresponder a três diferentes aplicações de Monte Carlo.

    Outro objetivo, não menos importante, encontra-se relacionado com a forma como é considerada a variação da taxa de avarias dos componentes elétricos. Em grande parte dos estudos relativos a fiabilidade nos sistemas de potência, a taxa de avarias é considerada constante ao longo do tempo, o que constituiu uma aproximação à realidade. Na presente tese pretende-se considerar a real variação da taxa de avarias de um componente elétrico. Esta variação é descrita por uma curva, comummente designada por “Curva em Banheira”.

    Por último, salientar que todo o estudo que vai ser realizado no âmbito desta tese vai ser aplicado a um caso de estudo. Assim, vai ser analisado um sistema de geração de energia elétrica standart: IEEE RTS-79.

bottom of page